Andar de Bicicleta: Guia Completo com os Principais Benefícios

Tudo Sobre Andar de Bicicleta

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Andar de bicicleta é uma atividade que vem conquistando os brasileiros gradativamente, principalmente os brasileiros que apoiam as causas ecológicas, utilizando a bicicleta como forma de proteger o meio ambiente, com um transporte que não emite gases.

A bicicleta foi eleita pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o transporte mais ecologicamente sustentável do planeta, podendo ser a melhor alternativa para ir trabalhar ou estudar, além de ser uma atividade benéfica para praticar nos finais de semana pelos parques ou ciclo faixas das cidades.

Segundo os dados divulgados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 7% dos brasileiros optaram pela bicicleta como meio de transporte principal da rotina, o que contribui para a diminuição do impacto da poluição no meio ambiente.

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Para saber, mais sobre os Benefícios de Andar de bicicleta assista ao vídeo abaixo:

Andar de bicicleta emagrece

Andar de bicicleta é uma atividade muito saudável e ajuda sim a emagrecer e principalmente queimar calorias de forma saudável, uma pessoa de 70kg gasta 560 calorias por hora andando de bicicleta.

Pedalar emagrece, já que se perdem muitas calorias durante a atividade, sendo assim, é um bom meio de praticar diariamente em busca de uma perda de peso sem pagamento de mensalidades em academias, bastando pegar a bicicleta e pedalar, podendo optar pela companhia de algum amigo ou parente, tornando o processo de emagrecimento ainda mais prazeroso.

 

Andar de bicicleta perde barriga

Junto com a natação o ciclismo é considerado um dos esportes mais completos, e grande vantagem é que pode ser praticado por qualquer pessoa.

Ele ajuda sim a queimar gordura abdominal pois trabalha todos os músculos do corpo, consequentemente os da barriga também o movimento de pedalar ajuda em muito a chapar a barriga.

 

Benefícios de andar de bicicleta

A bicicleta já foi o meio de transporte mais utilizado no mundo, e era comum seu uso para deslocamento para distâncias curtas ou longas, eram atividades feitas constantemente em companhia com amigos e família.

Mas atualmente, seu uso diminuiu e está sendo resgatado a ideia de aderir novamente a prática de pedalar em diferentes projetos de origem ecológica procuram estimular nas pessoas o uso de bicicletas.

Isso visa incentivar a atividade física de pedalar, que além de melhorar a qualidade de vida e diminuir o stress causado pelo trânsito, colabora ainda para outros benefícios do corpo, como o estímulo do fluxo sanguíneo que permite uma melhor distribuição dos nutrientes no organismo, é ainda ecologicamente correto.

Ao pedalar a bicicleta, o ciclista exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento dos grupos musculares inferiores, como das panturrilhas, coxas e abdominais, tonificando os músculos e fortalecendo os ligamentos.

Além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória, ou seja, melhora a frequência cardíaca, ativa a musculatura dos pulmões, acelera o metabolismo, auxilia na redução do colesterol e na perda de peso.

Iniciar o processo de mudança de hábitos é necessário uma avaliação médica, ou seja, consulte um médico e realize os exames necessários, considerando a intensidade da atividade que pode se dar gradativamente

Elimitando a atividade em até uma hora de duração como prática de exercícios, podendo ser no início somente vinte minutos de atividade para que o corpo se habitue com a carga de exercício.

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Benefícios de andar de bicicleta para o corpo

Ao dar início a prática de exercícios com a bicicleta, garanta que o organismo esteja em plena atividade, ou seja, alimente-se antes de ir pedalar com algo leve, como salada de frutas, cereais ou combinações de alimentos integrais, também carregue consigo uma garrafa de água para ingerir durante a atividade, hidratando o corpo em meio ao processo de exercícios.

Use roupas leves, permitindo que o corpo possa transpirar tranquilamente, assim como deve ser considerado o uso de luvas, pois no início é possível que algumas bolhas comecem a aparecer nas mãos devido o contato com o guidão, dê preferência ao uso de tênis para proteção dos pés e óculos escuro e protetor solar se for pedalar durante o dia.

O alívio do estresse relacionado a prática de pedalar, é principalmente por não permanecer preso no trânsito, além disso, a atividade física libera endorfina no corpo, que causa a sensação de bem estar e disposição, sendo assim, a prática da atividade apresenta mais um benefício que contribui para a qualidade de vida em positividade.

A bicicleta deve passar por manutenção regular, devendo ser conferido itens como freios, câmara das rodas e principalmente o ajuste do guidão e do assento, devendo considerar as alturas mais indicadas para a postura, garanta também um assento adequado e rodas sempre em estado de uso.

Verifique ainda a correia da bicicleta, garantindo que esta possui uma boa lubrificação a base de graxa, assim como os freios também podem apresentar certo grau de ressecamento, e se estes itens não correm riscos de danificar durante a atividade de pedalar, podendo se tornar um passeio frustrado.

 

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