Batata Doce: Guia Completo com os Benefícios da Batata Doce

Tudo Sobre Batata Doce

Batata Doce

A batata doce é um alimento considerado tubérculo, sendo assim se classifica como batata, principalmente devido ao seu cultivo que possui muita semelhança com a batata comum que comemos.

É ainda um carboidrato de baixo índice glicêmico, o que significa que a absorção de seus nutrientes é mais lenta.

Liberando glicose na corrente sanguínea lentamente e sem estimular a produção em excesso do hormônio chamado insulina que é responsável pela sensação da fome e pelo acúmulo de gorduras no tecido adiposo.

A batata doce benefícios é ainda rica em fibras, permitindo um melhor funcionamento do intestino, ela também é fonte de potássio, ferro, vitamina C e A , além de apresentar alto teor de vitamina E.

E estes nutrientes possuem papel importante no nosso organismo, já que cada uma destas substâncias atuam de diversas formas no corpo.

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Batata Doce benefícios

A batata doce possui diversos benefícios, como o fornecimento de energia, garantindo mais disposição para a prática de exercícios, auxiliando ainda na queima de gordura e no ganho de massa muscular.

Já que o processo de liberação da glicose no organismo se torna mais lento.

Este alimento ainda possui baixo índice glicêmico, controlando a diabetes com maior facilidade e a quantidade de fibras, proporciona a sensação de saciedade no estômago e auxilia na digestão correta, reduzindo ainda os níveis de colesterol.

Sendo assim, a batata doce cozida é ainda eficaz para emagrecer, já que pode também controlar o apetite, obrigando ao indivíduo a ingerir menor quantidade de alimentos na refeição seguinte, já que se sente saciado.

A vitamina A que contém na batata doce, atua diretamente no sistema imunológico, tornando-o mais eficiente e resistente, além disso, a vitamina A atua como antioxidante que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele, prevenindo contra as células cancerígenas e mantendo as células saudáveis.

Este alimento ainda estimula a produção de colágeno, mantendo a pele mais bonita e previne anemias, pois a vitamina C atua auxiliando a absorção dos nutrientes no organismo, além de regular a pressão arterial.

 

Batata doce emagrece:

Sim ela vem sendo utilizada a vários anos em cardápios, além disso estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórica do que a inglesa, a doce ajuda a emagrecer

Os carboidratos da batata doce branca possui um baixo índice glicêmico, sendo assim, este tipo de carboidrato ainda auxilia a dieta de quem quer perder peso, não devendo ser eliminada do cardápio.

Já que este tipo de carboidrato é liberado no organismo de forma gradativa, permitindo que o organismo possa processar adequadamente o carboidrato.

Apesar de a Batata doce apresentar tais benefícios, este alimento não é milagroso, ou seja, comer pizzas, tortas e doces e tentar equilibrar a saúde ingerindo a batata doce, não é um pensamento eficaz, pois para que os benefícios da batata doce sejam potencializados.

A mesma deve ser combinada a uma dieta baseada em alimentos saudáveis e uma rotina diária de exercícios, além disso, ingerir uma boa quantidade de água, permite que o corpo fique hidratado, e que o organismo permaneça limpo, tornando o corpo cada vez mais resistente e imune a doenças.

Para consumir a batata doce, o ideal é cozinhar somente na água e sal, permitindo que este alimento não perca seus nutrientes quando ingerido frito ou com adição de ingredientes que possuem a finalidade de tempero de origem industrial, ou seja, caso queira temperar a batata doce musculação.

Opte por temperos frescos e de origem natural, combinando os sabores, pois até mesmo os temperos podem beneficiar a saúde, no caso dos temperos industriais, o efeito é inverso, já que possuem grande quantidade de sódio e calorias.

Outra forma de consumir a batata doce, é no preparo de purês e sopas Ao inserir a batata doce no cardápio, considere a consulta com um nutricionista, pois este irá sugerir uma dieta equilibrada, priorizando os nutrientes mais importantes para o organismo.

Sendo assim, considere cultivar hábitos saudáveis como uma rotina de exercícios de pelo menos uma hora de duração em acompanhamento com o profissional personal.

Devendo manter a rotina de exames em dia, garantindo que a saúde do corpo está com nível de qualidade maior.

Mesmo que a batata doce malefícios tenha grande importância nutricional, é ideal variar os alimentos, pois esta variedade permite que os mais variados nutrientes possam ser absorvidos pelo organismo.

Sendo assim, manter um cardápio variado, e seguir respeitando os horários das refeições impostas pelo nutricionista torna a saúde ainda mais forte.

ATUALIZADO: 29.11.16 (INFOGRÁFICO)

 

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  • Gosto de batata doce no café da manhã ou na sopa. Sempre como cozida sem qualquer tempero, a não ser na sopa com legumes. Os meus cachorros, Zaara e Tigrão, também adoram bata doce crua. Não faço nenhum tipo de regime, apenas gosto desse alimento que me faz lembrar dos tempos de criança quando morava na zona rural na Região de Londrina-Pr. As informações constantes aqui no site são ótimas para uma orientação de alimentação saudável, pois nunca tinha me informado a respeito dos benefícios da batata doce.