Benefício da Soja: Confira os Benefícios da Soja para Saúde

Tudo Sobre Benefício da soja

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A soja é um dos alimentos mais completos que podemos consumir, e ainda sim é muito versátil. Além de possuir uma série de benefícios para o nosso organismo, ela é capaz de integrar diferentes tipos de receitas e pode ser consumida de muitas formas diferentes, muitas delas deliciosas.

 

O que a soja traz para o nosso corpo:

O grão de soja é cultivado há milênios por povos orientais, e o seu cultivo doméstico inicial é creditado aos chineses, há muitos anos. Porém, apenas há pouco tempo que os ocidentais se deram conta dos benefícios desse grão.

Que muitas vezes foi chamado de milagroso. Segundo os estudos científicos relacionados com o grão oleaginoso, a soja está ligada á prevenção de muitos tipos de doença e consegue proporcionar benefícios ativos no nosso dia a dia, sendo um excelente aliado da saúde humana.

Além disso, ela é a escolhida de diversos esportistas e atletas profissionais, por possuir uma excelente quantidade de proteína de alta qualidade nutricional, além de outros componentes como fósforo e potássio.

O quadro completo de nutrientes oferecidos pela soja envolve vitaminas do complexo B, ferro, cobre, magnésio, manganês, e a tão aclamada proteína, que o ser humano precisa no dia a dia e que muitas vezes obtém de fontes não tão saudáveis.

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Benefícios da Soja na Alimentação Humana:

Soja Beneficios e Maleficios

A soja pode ser uma excelente alternativa a alimentos como a carne e o feijão, por exemplo, oferecendo a mesma proteína que a carne e o mesmo ferro do feijão, porém com menos gorduras e colesterol, e com uma série de outros nutrientes embutidos.

Muitas dietas especiais incluem a soja como um dos principais ou como o principal alimento, principalmente as dietas que restringem carne no cotidiano.

Sendo assim, a soja é utilizada por vegetarianos e suas variações, sendo também muito conhecida no mundo das terapias alternativas.

É estranho pensar que no Brasil, um dos países mais fortes na produção de soja no cenário mundial, esse grão consiga um espaço tão pequeno na vida das pessoas.

É difícil encontrar alguém no Brasil que consome soja com certa regularidade, ao menos uma vez por mês. Grande parte da população do país nem sequer experimentou o grão, perdendo dessa forma todo o aumento de saúde que as propriedades da soja podem proporcionar.

Isso é especialmente ruim para as brasileiras, já que a soja está ligada à atenuação de muitos sintomas da tensão pré-menstrual, aliviando também sintomas indesejados na menopausa.

Além disso, a ingestão regular de soja reduz as taxas de colesterol, e as gorduras que estão presentes no grão não colaboram para o entupimento de qualquer artéria do nosso corpo.

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Muitas substâncias da soja já estão ligadas à prevenção de diversos tipos de câncer, como os mais comuns câncer de próstata e câncer de mama.

Além disso, a soja é comprovadamente uma amiga no combate à osteoporose, retardando os efeitos e a degeneração que a doença produz.

Ela também ajuda a regular o funcionamento do intestino e pâncreas, através de fibras especiais que estão presentes na sua composição, reduzindo também os níveis de glicose no sangue de pacientes comprovadamente diabéticos.

Os benefícios da soja na prevenção contra os diversos tipos de câncer se deve principalmente à sua ação antioxidante, que também retarda o envelhecimento das nossas células, prevenindo danos que podem haver no decorrer dos anos.

Esses efeitos importantes estão presentes na soja através de um componente chamado isoflavona, que segundo os relatórios médicos é o anticacinogênico mais importante presente no grão.

Mas a quantidade desse componente no grão de soja está relacionado com a cor que a soja apresenta, à parte morfológica do vegetal, às condições de cultivo e também a fatores puramente genéticos.

Fica difícil escolher dessa forma qual a melhor soja para a sua saúde, mas provavelmente o uso da soja regular no cotidiano da sua dieta pode ser um grande aliado da sua saúde.

Por isso, tente encontrar esse grão quando for às compras, e pesquise algumas receitas na internet, praticando inicialmente alguns testes, até chegar à melhor forma de consumir a soja para você e para a sua família.

Uma das principais fontes dos benefícios da soja é o leite de soja, muito comum em qualquer supermercado, e que pode ser adquirido para um consumo regular mas não diário, visto que o seu preço é muito superior ao preço do leite comum (de vaca).

 

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