Benefícios Granola: Guia Completo dos Benefícios e Malefícios

Tudo Sobre Granola

Benefícios Granola

A granola é um alimento muito ingerido por esportistas, que adicionam estes grãos em diversos lanches saudáveis, visando o bem estar e a saúde, adicionando no açaí, na salada de frutas e até mesmo nas vitaminas, com o objetivo de contribuição para o fortalecimento e restabelecimento do sistema imunológico.

A granola é uma na verdade a mistura feita a partir de grãos e de cereais como a castanha do Pará, amendoins, castanha de caju, germe de trigo, nozes, flocos de milho, aveia, flocos de arroz cevada e flocos de linhaça, sendo assim, é uma combinação que proporciona muitos nutrientes, provindo de cada alimento inserido.

Beneficio da Granola para Saúde e o Emagrecimento

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Benefícios da granola

Por ser um alimento, não possui restrições de venda, podendo ser livremente encontrado em mercados na seção de alimentos naturais e lojas especializadas em produtos naturais, sendo estas lojas a oferecer a maior variedade de granola.
Podendo ainda conter outras combinações tão saudáveis para a reposição dos nutrientes, já no mercado, é vendida a granola mais básica, contendo o previsto em nutrientes, grãos e cereais, sem adição de outros ingredientes na composição.

Algumas das vitaminas que podem ser encontradas na granola básica, são as vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, ferro, ácido fólico e zinco, suprindo a necessidade de nutrientes na dieta diária, e que são facilmente consumidos pelo organismo durante as atividades físicas, sendo absorvidos e processados para atuar nas funções do corpo.

 

(VÍDEO) 5 Benefícios da Granola

 

Granola engorda

Não engordam, 100 gramas tem Calorias 471 e Pode se um forte aliado em uma alimentação saudável quando utilizada juntamente com outro cereal que tenha baixa carga glicêmica, por exemplo, aveia ou chia.

Além de eliminar as grande parte das toxinas do corpo, a granola contém muitas fibras insolúveis que auxiliam no controle regular do intestino, ocasionando em uma sensação de saciedade no estômago após a ingestão, auxiliando assim a quem deseja emagrecer, pois irá considerar menor quantidade de alimentos na próxima refeição.

Porém, deve ser combinada a uma dieta saudável a base de muitas verduras, legumes e frutas, além de carnes magras e com a prática de exercícios constantes, pois possui um alto valor calórico e índices altos de sódio, devendo ser muito bem equilibrado com a dieta.

 

O Consumo

É necessário considerar seguir uma dieta de reeducação alimentar inserindo a granola no cardápio, pois do contrário, seria somente mais um alimento ingerido que engordar devido a quantidade de gorduras e calorias que sua mistura de cereais proporciona, no entanto, quando consumida de forma coerente, a granola traz benefícios para o organismo.

Uma porção de frutas e granola, pode ser uma opção de refeição que obviamente será necessário para o horário da manhã, saciando a fome, assim como uma porção de iogurte com frutas selecionadas, repondo todos os nutrientes necessários para dar maior disposição ao corpo, blindar o sistema imunológico e principalmente com a ingestão do leite que contém triptofano, quando relacionado a serotonina nos mantém bem humorados.

O meio mais comum de consumir a granola é com salada de frutas, iogurte ou vitaminas e shakes, mas há ainda outras pessoas que optam pelas barras de cereais que contém granola.

Porém, estas barras de cereais devem ser consumidas somente para controlar a fome fora do horário da refeição, não devendo substituir uma refeição em hipótese sequer, podendo ser consumida ao final do treino, saciando levemente o apetite.

A granola apresenta em sua composição o açúcar mascavo, que é um açúcar extraído da cana, considerado ainda mais saudável e natural do que o açúcar branco refinado, que sofre com interferências químicas mais agressivas, porém, mesmo com um açúcar que não oferece perigo de engordar rapidamente é um alimento calórico.

Devido a quantidade de gorduras que os grãos contém provindos das castanhas que possui na combinação de grãos, sendo assim, seu consumo deve ser guiado por um nutricionista, que irá sugerir a ingestão da granola pelo menos duas ou três vezes na semana.

A alimentação durante as refeições da manhã e da tarde devem ser balanceadas, variando os nutrientes que o corpo necessita através de outros alimentos e combinando determinadas substâncias, que auxiliem na absorção dos nutrientes para o organismo.

A dieta sugerida pelo nutricionista deve ser respeitada, pois todos os alimentos sugeridos possuem suas funções de grande importância para o organismo, agindo diretamente na manutenção, restauração das células e na produção de hormônios que agem diretamente no funcionamento pleno do organismo, tornando o corpo mais saudável e funcional.

 

ATUALIZADO: 09/09/2016 (INFOGRÁFICO)

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