Berinjela e seus Benefícios para Saúde, Beleza e Emagrecimento

Tudo Sobre Berinjela e seus Benefícios

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Na feira de alimentos naturais é facilmente encontrada e reconhecida pela coloração roxa e brilhosa de sua casca, e apesar das crianças torcerem o nariz, a berinjela é um alimento muito saudável, melhorando as funções intestinais que normalmente as crianças não possuem, devido a quantidade de guloseimas que ingerem, prendendo assim o ventre por muitas vezes.

A berinjela proporciona diversas receitas além de somente um ensopado ou berinjela ao forno, que apesar de muito gostosa, acabaria por se tornar uma refeição repetitiva e cansativa de ingerir, podendo ser ainda descoberta na internet ou em livros de receitas, novas formas de comer a berinjela.

Atuante na redução do colesterol, na perda de peso, na diminuição de riscos cardíacos e nas dores articulares, a berinjela possui benefícios para a saúde das pessoas, é um alimento barato e pode ser combinado a outros alimentos tornando-a mais gostosa.

Já foi cultivada como planta ornamental na índia, seu país de origem, e seus benefícios somente foram estudados anos depois de sua descoberta, apresentando bons resultados em benefício a saúde.

Principalmente quando relacionados a farinha de berinjela, que apesar do processo de produção, não perde suas propriedades nutritivas, e permite uma melhor absorção destes nutrientes pelo organismo.

Apesar de ser rica em água, não exclui a necessidade de ingestão de água para um melhor funcionamento intestinal e distribuição de seus nutrientes, além disso, a berinjela também possui vitaminas A, B1, B2, C, niacina, cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, saponinas e flavonoides, e todos estes nutrientes atuam em conjunto no organismo, equilibrando suas funções.

A berinjela pode ser ingerida em cápsulas, em forma de farinha, cozida, assada, em saladas ou somente refogada, devendo ser evitada sua fritura, correndo o risco de perder suas propriedades nutritivas.

Berinjela e seus Benefícios para Saúde, Beleza e Emagrecimento

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Farinha de berinjela emagrece?

Os benefícios da berinjela estão principalmente atribuídos a farinha da berinjela, seus estudos foram feitos a partir de reeducação alimentar combinados ao consumo combinado da farinha de berinjela, apresentando assim redução de peso.

Redução dos níveis de colesterol e diminuição de riscos cardíacos, porém, apesar de as mesmas propriedades nutritivas estarem também inseridas no alimento in natura.

Pesquisas já comprovaram que este alimento sacia e muito o apetite. Farinha de Berinjela é muito utilizada em receitas para pessoas que buscam perder peso de forma saudável sem uso de remédios.

A farinha de berinjela pode ser ingerida diariamente em pelo menos duas colheres de sopa duas vezes ao dia, beneficiando o organismo com seus nutrientes, sendo assim, esta farinha pode ser utilizada em sopas, no preparo de tortas, saladas, cuscuz.

Já em sua forma natural pode ser consumida como uma espécie de lasanha, com adição de queijo e legumes, se tornando um alimento vegetariano, em ensopados dando mais sabor, ou até mesmo raladas na salada crua.

De preferência, seu preparo deve ser feito junto a casca, onde contém maior concentração de nutrientes.

Ao comprar, a berinjela deve apresentar uma firmeza em seu corpo, cor vibrante e sem manchas, já as que apresentam corpo murcho demais, sem a leve maciez que está condicionada a maturidade da hortaliça, está passada e não deve ser comprada.

Ao consumir a berinjela, a mesma deve ser utilizada por inteiro, ou seja, não deve permanecer sua metade em reserva na geladeira, podendo assim perder suas propriedades nutritivas, devido as alterações de temperatura.

Existem alguns métodos de torná-la menos amarga, porém, não foram realizados estudos que garantissem que o procedimento com adição de sal, limão e vinagre garantisse as propriedades nutritivas da berinjela.

Porém, dificilmente este alimento perde suas propriedades, somente quando não é manuseado de forma correta, como mantê-lo em alta temperatura por período prolongado ao de seu cozimento, ou quando cozido em quantidades altas de água para fervura, ou mesmo quando o alimento permanece oxidando na geladeira.

O consumo da berinjela e de sua forma farinácea é comprovadamente mais eficaz do que a ingestão de seu suco, pois os nutrientes estão conservados de modo que o organismo absorva facilmente e distribua pelo organismo, diferentemente do que ocorre com o suco ou a água da berinjela para beber.

Que somente contém parte de seus nutrientes, ocasionando em menor quantidade de nutrientes no organismo, considerando isso, é possível encontrar a farinha de berinjela e a hortaliça natural de forma mais fácil do que a produção de sua água para beber.

Obtendo assim melhores resultados em relação aos níveis de colesterol e prevenção de hipertensão e demais doenças cardíacas.

 

Berinjela: Propriedades e Benefícios

A planta berinjela, nome científico Solanum melongena, pertence à família Solanaceae e é nativo da Índia, onde ele cresceu espontaneamente já mais de 4.000 anos atrás.

Na Itália, a berinjela começou a se espalhar por volta de 400 D.C., pelos árabes. Até a Itália é um dos países exportador desse vegetal da Europa.

A berinjela é um típico vegetal do verão, de fato, abaixo de 12 °, a planta para de crescer.

É um vegetal que não pode ser consumido cru, uma vez que, além de não possuir um sabor agradável, contém uma substância tóxica cujo nome é solanine.

Existem muitas variedades existentes deste vegetal, os quais, para além da cor diferem em forma, oval, redondo e oblongo.

 

(VÍDEO) Farinha de Berinjela e seus Benefícios

 

Composição Química

É composto por 92% de água, 3,4% de fibras alimentares, para a 1% de proteína, 0,6% de cinzas, 0,2% de gordura e 2,3 % de açúcares.

Os minerais: potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cobre, cálcio, manganês, sódio e selénio.

As vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, vitamina C, vitamina E, vitamina K e J. A berinjela também conter betacaroteno.

Estes são os aminoácidos: ácido aspártico e ácido glutâmico, alanina, arginina, cisteína, glicina, fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, prolina, metionina, serina, tirosina, triptofano, valina e treonina.

 

Propriedades e Benefícios da Berinjela

Purificando e restaurador: devido ao seu alto teor de água, a berinjela é considerada uma purificadora de corpos, por isso é recomendado em casos de gota, aterosclerose e inflamação dos problemas urinários.

A boa presença de potássio e outros minerais, em seguida, dão a remineralizarão e tônico.

 

Ela reduz o colesterol: A berinjela contêm algumas substâncias amargas, também presentes nas folhas de alcachofra, que ajudam a estimular a produção de bílis e, juntamente com a fibra, ajuda a diminuir o colesterol “ruim” no sangue.

Esta propriedade da berinjela foi confirmada por alguns estudos realizados no Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo no Brasil.

Sendo um vegetal muito pobre em calorias e rica em fibras, a berinjela é frequentemente incluída em dietas de emagrecimento.

Ácido clorogênico é um composto de origem vegetal muito conhecido por suas fortes propriedades antioxidante.

Pesquisadores do Departamento de Serviço de Pesquisa Agrícola têm mostrado que o “ácido clorogênico” é o principal composto antioxidante presente em berinjela.

A sua atividade contribui para a redução da taxa de colesterol no sangue, e neutraliza a atividade de radicais livres.

 

Ligeiramente laxante: Ele também tem propriedades laxativas, mesmo que não seja muito, e por isso é útil em casos de obstipação.

 

Outra Propriedade

Ela não contém glúten: A berinjela não contém glúten e pode ser consumida por pessoas afetadas pela doença celíaca.

Propriedades digestivas: como a maioria dos vegetais tem um bom conteúdo de fibra alimentar que, através da promoção do trânsito intestinal regular de alimentos, facilita o processo digestivo.

A fibra também estimula a produção de suco gástrico que facilitam a absorção de nutrientes no intestino.

Útil para perda de peso: a berinjela contém muito pouca gordura e colesterol zero, muita fibra, em vez ajuda a aumentar a saciedade e faz com que este alimento adequado para todos aqueles que estão interessados em perder peso.

 

(VÍDEO) Benefícios da Berinjela – Saiba tudo sobre os benefícios da berinjela

 

A saúde do osso: A berinjela contém alguns compostos fenólicos cujas propriedades têm sido associadas com uma redução nos sintomas de osteoporose e aumento da densidade óssea.

A isto se soma o bom conteúdo de ferro e cálcio, que são essenciais para a saúde óssea.

 

Anemia: Anemia é uma condição que ocorre devido à deficiência de ferro, os sintomas são dores de cabeça, depressão e fraqueza.

A berinjela contém ferro e também uma boa quantidade de cobre, outra substância útil para a formação de células vermelhas do sangue.

 

É bom para o cérebro: fito nutriente, também presente na berinjela, têm sido conhecidos por suas propriedades benéficas para com a função cognitiva.

Não só essas substâncias neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres, mas também melhorar o fornecimento de sangue ao cérebro, resultando em benefícios para a memória e função cerebral.

 

As mulheres grávidas: O ácido fólico protege o nascituro no útero de futuras mamães dos defeitos de tubo neural.

Por esta razão, recomenda-se que as mulheres grávidas aumentem a sua ingestão de ácido folíolo e berinjelas é um excelente alimento para ele.

 

Calorias da Berinjela

Ela tem um valor calorífico muito reduzido, por 100 gramas. Da parte comestível temos um rendimento ensolarado 24 calorias.

 

Curiosidade

A berinjela, uma vez adquirida, você pode manter na geladeira por cerca de uma semana, possivelmente, sem retirar as hastes ajudando a manter mais frescura.

Se cozido em água, também pode ser armazenado no congelador em fatias.

Antes de cozinhar, para remover as sementes, deve ser cortado em fatias e, em seguida, cobrir com sal grosso durante pelo menos duas horas.

A berinjela não tem contraindicações, apenas em caso de pressão arterial elevada é bom ter um consumo moderado.

A berinjela é um vegetal típico temperado, a sua semeadura é esperado, em média, no mês de março amadurece nos meses de verão, especialmente em agosto.

 

Absorve Gorduras

Uma coisa de que devemos ter em conta se quisermos aproveitar as propriedades e benefícios de berinjela, não deve exceder os condimentos, especialmente do petróleo, como a berinjela tem entre suas características a absorver de uma forma particular gordura.

Quem quer perder peso deve, portanto, evitar fritura estes deliciosos vegetais, como a absorção de óleo seria altamente contraproducente a este respeito.

A berinjela é um vegetal muito versátil e podem ser preparados de várias maneiras, cobertura com pão ralado frita cozinhado, cozida, grelhado, numa panela de pressão, pode ser utilizado em molhos de massas, conservados em óleo.

O talvez o mais famoso prato em que você usa este vegetal é o de “parmegiana berinjela”.

Devido ao seu alto teor de potássio, a ingestão de berinjela é recomendada nos meses de verão, onde a alta transpiração favorece a perda de sais minerais, em particular potássio.

 

Berinjela: Benefícios e Contraindicações

A berinjela é um tipo de vegetal muito versátil. Vai bem com diferentes tipos de receitas e também oferece vários benefícios ao organismo. A berinjela também é um vegetal muito antigo.

Mas hoje é cada vez mais apreciada. Vamos começar por substâncias presentes na berinjela até chegar ao que lado, pode surgir efeitos.

 

(VÍDEO) Dietas de Emagrecimento ÁGUA DE BERINJELA E SEUS BENEFÍCIOS

 

Composição Química da Berinjela

A berinjela, para começar, é feito principalmente de água. Entre as suas substâncias que ajudam o corpo a lidar melhor com o dia incluem: fibras, minerais (fósforo, potássio, cálcio e sódio), hidratos de carbono, calorias e vitaminas (A, B e C).

Nos últimos meses, nossos leitores são loucos descobrir um novo produto que está ajudando homens e mulheres em todo o mundo perder peso eliminando a gordura de todos os seus corpos.

Todas essas substâncias ajudam a se sentir melhor e ter mais benefícios potenciais. Por outro lado sabe-se que o corpo necessita de minerais, vitaminas, fibras, etc. E a berinjela oferece tudo.

A berinjela está presente em vários tipos. O clássico, ou seja, o mais conhecido na Itália tem uma forma alongada e uma cor roxa. Mas você também pode encontrar redonda e cor escura. Preto ou tendendo roxo ao preto.

No que se refere ao tamanho da planta, isto normalmente não superior a um metro de altura.

As flores da berinjela tem uma grade variedade de cores do branco ao roxo.

 

Benefícios de Berinjela

A berinjela proporciona muitos benefícios para nosso corpo. O importante é não exagerar com o consumo deste tipo de vegetal.

Esteja certo de não apresentar alergias ou intolerâncias alimentares a este antes de comer alimentos. Mas esta regra pode ser aplicada em qualquer contexto onde falamos sobre o poder.

Apresentando um baixo percentual de calorias, berinjela pode ser integrada em uma dieta para perder peso. Graças à fibra contida neste vegetal, você pode combater a constipação.

Purifica o corpo e sobre e algumas substâncias presentes em este vegetal.

Além disso, a berinjela também tem propriedades diuréticas.

Isso aumenta as defesas imunitárias do corpo. Graças à vitamina C, revela um grande aliado para a saúde do corpo.

Muitos argumentam que as folhas da berinjela possuem propriedades anti-inflamatórias.

A pele de berinjela é rica em substâncias positivas para a saúde do corpo, para que ele possa ser tratado sem problemas, mas só depois de um curso de lavagem completa.

A berinjela é livre de glúten, portanto, as pessoas que sofrem de doença celíaca pode comer este vegetal com toda a serenidade.

Algumas substâncias deste alimento tem capacidade de adiar o mau colesterol no sangue.

Oferecem benefícios para o sistema nervoso também ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes. Trata-se de vitaminas do complexo B encontrados em berinjela.

Muitas vezes, os alimentos são vendidos não apenas benefícios, sem considerar os fatores que não se dá bem com a genuína e saudável, e muito menos com o sabor.

Berinjelas, como todos os legumes, eles podem ser “não”, mesmo antes de ser comprada. Portanto aqui está o que as regras devem ser seguidas

 

Não deve ter rugas na pele

Integra a 100%, especialmente a parte onde a haste está presente, ou seja, o pecíolo.

Depois de comprar a berinjela deve ser rapidamente consumido. Quatro dias são suficientes, não esperar mais.

Também se você não vem de agricultura biológica para evitar o consumo da casca, ou lavá-lo várias vezes com precisão.

Dado que as empresas empregam fertilizantes, herbicidas e outras substâncias nocivas para a saúde do corpo.

Coisa com a bio não acontece. No entanto evitar o consumo regular e grandes quantidades de berinjela, uma vez superior nunca foi saudável de qualquer maneira.

 

Contraindicações Berinjela

Berinjela não é tão perfeita como você pode acredita, este alimento pode levar a efeitos colaterais.

Precisamente por esta razão, agora vamos listar os efeitos colaterais conhecidos.

 

Achamos, portanto, que são:

Nunca consumir uma berinjela crua, caso contrário, será prejudicial para a saúde alimentar. Ela solanina a agrava o organismo. Enquanto a cozedura dos alimentos, esta substância tende a diminuir.

A berinjela tem ácido nicotínico, essa substância pode ser viciante.

Berinjelas pode ser um alimento que causa alergia. Entre a sintomologia aqui é o que podemos encontrar: náuseas, dor de garganta, coceira e inchaço.

Sendo a berinjela um alimento que pode causar efeitos secundários, não hesite em contatar o seu médico, mas em ocasiões eles apresentam alguns sintomas depois de tomar este vegetal.

Além disso, como mencionamos pouco antes para não exceder com a ingestão de berinjela caso contrária, poderia ser prejudicial à saúde

ATUALIZADO: 06.09.16

 

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