Beterraba: Benefícios da Beterraba para Saúde e para seu Regime

Tudo Sobre Benefícios da Beterraba

Benefícios da Beterraba para Saúde e para seu Regime

As mais idosas sempre apelam para a beterraba cozida no feijão para combater a anemia, esta receita passada por gerações, afirma o forte valor nutricional deste alimento, que possui diversos benefícios para a saúde.

Pode ser consumida em forma de sucos, cozida, crua, em sopas ou em conserva, e indiferente do meio de preparo, a beterraba benefícios e malefícios é um dos alimentos que mantém fortemente seu valor nutricional, sendo sua coloração natural de tonalidade roxa.

Devido ao alto índice do antioxidante chamado betaína que combate além das células cancerígenas e retarda o envelhecimento.

Os nutrientes acabam se tornando mais potentes, quando a beterraba receitas é ingerida em forma de suco, mantendo os níveis nutritivos, podendo ainda ser combinado com outras frutas.

Complementando os valores nutritivos deste suco, muito indicado a quem pratica atividade física com muita frequência.

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Propriedades da beterraba:

Beterraba é rica em:

 

Beterraba engorda?

Não. Pois cada 100 gramas tem média de 50 calorias.

 

Benefícios da Beterraba:

A beterraba não é o alimento mais consumido do mundo, pelo contrário, muitos diabéticos e crianças correm deste alimento por diferentes motivos.

Sendo as crianças pelo simples fato de ser um alimento de origem vegetal, já os diabéticos fogem devido ao açúcar natural que o legume contém.

Porém, os nutricionistas afirmam, que em quantidades moderadas, é possível aderir a beterraba suco a dieta de um diabético sem que interfira nos níveis de glicose, podendo o diabético desfrutar dos nutrientes da beterraba.

A beterraba dilata os vasos sanguíneos e permite que o fluxo sanguíneo tenha um melhor desempenho, reduzindo desta forma os riscos de um acidente vascular cerebral e os riscos de hipertensão.

Este vegetal no momento da compra deve apresentar cor intensa e superfície levemente macia, não devendo ter rachaduras, manchas ou coloração esbranquiçada, o tamanho ideal é pequeno ou médio.

Pois indicam que estes vegetais não sofreram com o uso de agentes químicos que o tornem gigantes e com poucos nutrientes.

As folhas de tamanho pequeno ou médio indicam que a beterraba tabela nutricional tem maior capacidade de conservação, além de serem mais saborosas, sendo a melhor safra entre os meses de agosto e fevereiro.

Benefícios da Beterraba para Saúde e para seu Regime

 

Nutrientes da beterraba:

A beterraba é descendente direta de um tipo de planta marinha que é somente encontrada no Mediterrâneo, e a raiz foi descoberta pelos romanos e existem alguns tipos de beterraba.

Açucareira que é cultivada principalmente para a produção de açúcar, a forrageira que é direcionada a alimentação animal, e a raiz que é consumida no Brasil, além de vermelha comprida, chata do Egito, amarela, Itapuã, redonda e branca.

Sua casca também contém muitas propriedades nutritivas, podendo ser ingerida desde que adequadamente higienizada, percebe-se este fator, quando as mesmas são cozidas junto aos grãos de feijão contendo a casca, que é removida após o cozimento.

No entanto, a beterraba deve principalmente ser ingerida em forma de suco onde é possível aproveitar os nutrientes da casa, e ralada junto a casca.

O cozimento em excesso desta hortaliça, faz com que os nutrientes se percam, devendo então ser pausado o cozimento antes que a beterraba comece a perder a cor e seus nutrientes, devendo ser servida ainda com consistência firme.

Na pirâmide alimentar, o cultivo da beterraba tem tanta importância de consumo quanto as frutas, mantendo-se no segundo nível da pirâmide, indicando uma maior quantidade de consumo durante a semana.

Ou seja, diariamente pelo menos três porções de legumes devem ser consumidos, para suprir a carência de determinados nutrientes que são consumidos pelo organismo com certa rapidez.

O principal fator que impede as crianças de consumir a beterraba, é a coloração das fezes após sua ingestão, que apresenta cor avermelhada, confundindo assim as crianças que acreditam terem ficado doentes com a ingestão deste alimento.

Porém, é comum apresentar esta coloração tanto nas fezes quanto na urina em determinados casos, já que esta pigmentação não é absorvida pelo intestino, sendo então expelido.

A conservação da beterraba em azeite ou vinagre permite que a beterraba dure por mais tempo conservando os nutrientes, podendo conter também outros legumes como a batata calabresa, cenouras e pepino, acrescentando ainda mais nutrientes a conserva.

Podendo ser servido como aperitivo em dias de festas ou reuniões familiares, oferecendo assim uma alimentação saudável aos demais.

Na internet é possível adquirir diversos tipos de receitas que tem a beterraba como seu principal ingrediente, gerando novos pratos para experimentação.

ATUALIZADO: 29.11.16 (INFOGRÁFICO)

 

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