Chia: Beneficios da Semente de Chia

Tudo Sobre os Benefícios da Chia

Chia - Beneficios da Semente de Chia

A Chia é um dos alimentos que está sendo mais consumido nos últimos tempos, por quem é adepto a uma vida mais saudável, já que este alimento possui diversos benefícios à saúde.

Quando as metas de início de ano incluem o objetivo de emagrecer e adquirir um corpo mais bonito e saudável, deve-se primeiramente buscar a orientação de um nutricionista, para que este possa sugerir os melhores e mais eficazes alimentos como blindagem da saúde e que auxiliem no processo de perda de peso.

Chia Beneficios da Semente de Chia

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Chia Emagrece

A Semente é uma grande aliada do emagrecimento podendo emagrecer com saúde e qualidade de vida, ela consegue dar aquela sensação de saciedade com isso você diminui a ansiedade e fome consequentemente ira comer menos.

Atualmente a Chia é muito indicada a quem deseja perder peso, já que este alimento contém fibra solúvel, que proporciona a sensação de saciedade.

Com baixo valor calórico, a chia tem ainda ômega 3, fibras, proteínas, minerais, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio, cobre, ferro, alumínio e boro, e cada nutriente contido possui função no organismo, atuando como blindagem da saúde e prevenindo doenças, principalmente se o indivíduo possui hábitos saudáveis como uma boa alimentação e uma rotina de atividades físicas.

A chia pode ser ingerida em forma de sementes ou ainda como óleo, podendo ser ambos adicionados aos alimentos de diferentes formas, como em vitaminas ou temperando saladas, podendo absorver melhor os nutrientes quando ingerido como óleo.

A chia tem ação anti-inflamatória e antioxidante, atuando no retardo do envelhecimento, assim como também auxilia na prevenção contra o câncer de cólon, suas fibras permitem um melhor funcionamento digestivo e intestinal, assim como controla os índices glicêmicos no organismo.

Com o conjunto destes nutrientes que contém na chia, as doenças que podem ser prevenidas são principalmente as doenças cardiovasculares, diabete, hipertensão, ansiedade, depressão e constipação.

 

Farinha de Chia

A chia pode ser encontrada também como farinha podendo ser utilizada em diversas receitas culinárias, devendo ser procurada principalmente nas lojas de produtos naturais, considerando a recomendação médica.

Avalie o produto consumido, com garantia de boa procedência, evitando que a farinha ou o óleo possuam outros componentes que provoquem somente volume na embalagem.

 

Chia Como Consumir

Somente o nutricionista irá avaliar as refeições em que a chia deve ser consumida, considerando também as dosagens necessárias para o funcionamento pleno do organismo, mas deve-se considerar também, que a chia apesar de possuir muitos benefícios.

Este não é um alimento milagroso, ou seja, o indivíduo deve adquirir novos hábitos alimentares e uma rotina de exercícios de modo eficaz, respeitando os próprios limites do corpo.

O sabor da chia é bem neutro, sendo assim, não altera o sabor de outros alimentos a que está sendo submetido em uma refeição, tornando assim seu consumo muito mais fácil.

Sua eficácia no emagrecimento, se dá não somente pela fibra solúvel que proporciona a sensação de saciedade, mas a chia possui substâncias que atuam no organismo impedindo que as partículas de gordura dos alimentos se concentrem no tecido adiposo, tornando mais eficaz a perda de peso e a queima de gordura, já que a mesma passa a ser eliminada, ao invés de ser acumulada.

Comer a chia em excesso em nada garante que perca peso ou obtenha seus benefícios, devendo conter a empolgação e respeitar as doses recomendadas pelo nutricionista, garantindo um bom funcionamento do alimento em função no corpo.

Dependendo do caso, duas colheres de sopa por dia será o suficiente, devendo considerar que esta porção é aliada a uma nova dieta de alimentos saudáveis, que irão atuar em conjunto no organismo, potencializando os efeitos dos benefícios a saúde e ao peso.

Esta dose recomendada diária, condiz principalmente com o valor calórico, pois apesar de possuir poucas calorias em comparação a outros alimentos, quando ingerido em demasia, a chia pode engordar, pois contém calorias, apesar de ser pouca, sendo assim, tenha consciência no consumo.

Para quem possui uma rotina diária de exercícios, terá ainda um benefício a mais com o consumo da chia, pois a mesma possui substâncias que atuam na reconstrução plena dos grupos musculares trabalhados na academia, sendo assim, os efeitos obtidos com a atividade física passam a ser potencializados.

Já que os músculos submetidos a forte carga de exercícios, terão a garantia de uma reconstrução eficaz, podendo ainda considerar alimentos ricos em proteínas, já que este nutriente também atua diretamente na reconstrução muscular, ou seja, uma vida saudável garante uma melhor qualidade de vida.

 

 

ATUALIZADO: 06/10/2016 (INFOGRÁFICO)

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