Depressão: O que é, 17 Principais Tratamentos e Remédios

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DICAS DE COMBATE A DEPRESSÃO

A medicação pode ajudar contra a depressão. Mas um tipo de terapia chamada terapia cognitivo comportamental (TCC), que se concentra na mudança de comportamento, ao invés de falar sobre a sua infância, pode até mesmo substituir drogas. É muito mais focado no que você parece estar fazendo e pensando em que é mantê-lo deprimido.

Alguns métodos podem ser praticados em casa, sem nenhum treinamento especial. Então, aqui estão algumas dicas para quebrar o ciclo de negatividade.

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01- SEM CATÁSTROFES.

Uma maneira de sabotar a si mesmo é seguir um único evento e tratá-lo como uma fonte contínua de negatividade. As pessoas que estão desempregadas fazem muito isso. Elas perderam o seu emprego por causa da sensação negativa que estão passando.

Também é característico das pessoas que fazem catástrofes por qualquer coisa, focar no resultado pior imaginado, mesmo que seja irracional.

Por exemplo, não deixe que as preocupações sobre precisar dinheiro, faça com que você pense que vai perder seu teto, que vai morrer de fome.

Em vez de pensar assim: Eu nunca vou conseguir outro emprego, tente pensar da seguinte forma: “Eu vou arranjar outro emprego, porém pode levar algum tempo.”.

 

02- CHEGA DE RUMINAR.

Sempre depois de um conflito com um colega ou algo do tipo, se manter obsessivamente pensando nisso, ampliando a raiva, estresse e ansiedade.

Conhecido como ruminação, este tipo de pensamento está ligado a um maior risco de se tornar ou ficar deprimido. Enquanto reflexão é uma coisa boa, e pode ajudá-lo a resolver problemas, a ruminação é exatamente o contrário.

Se você se pegar ruminando, tente distrair-se, meditar, ou redirecionar seus pensamentos. Quem faz terapia cognitiva comportamental frequentemente são alvos da ruminação.

Ouvir musica é sempre uma ótima dica para distrair a cabeça e pensar em coisas boas.

 

03- APOSENTE SUA BOLA DE CRISTAL.

Pouca de pessoas ou quase nem uma é abençoada com a capacidade de prever o futuro. Mas as pessoas deprimidas, muitas vezes, são convencidas de que elas sabem o que vai acontecer um dia, um mês ou um ano a frente.

E geralmente é ruim, se não completamente catastrófico. Ainda bem que estas terríveis previsões se tornam raramente realidade. Tente ficar no presente. Parar de pensar no futuro, viver um dia após o outro.

 

04- NÃO ENCOSTE-SE AO PASSADO

É bem normal pessoas que estão passando pela depressão ficar se pretendendo ao passado, se perguntando o que poderia ter feito sobre determinado assunto, ou se deveria ter deixado de fazer algumas coisas. Você não pode mudar o passado, mas você pode viver no presente.

Basta aceitar que você fez as melhores decisões que você poderia ter feito com as informações ou os recursos que tinha na época.

A aprendizagem é sempre 20/20. E fazer uma verificação de ruminação, ruminar sobre o passado pode gerar ansiedade, assim como se preocupar com o futuro.

 

05- ESTENDA A MÃO PARA OS OUTROS.

A marca da depressão é o isolamento. Isso pode acontecer facilmente se você não está trabalhando, ou você está evitando as pessoas, porque você está deprimido.

Mas revigorar ou expandir uma rede social oferece uma oportunidade para obter apoio, talvez até mesmo de pessoas na mesma situação que a sua.

Se relacionar com pessoas não faz e nunca fez mal a ninguém, muito pelo contrario, debater ideias, trocar informações, etc. Você fica com parecer positivo e cria maior encorajamento e muitas vezes em atividades que acabam por ser divertidas.

Ficar em casa só vai perpetuar a depressão. Sair com outras pessoas, mesmo que por pouco tempo, vai levantar o seu espírito.

 

06- FURAR UMA ROTINA ESTRUTURADA.

Ter rotina é muito importante, ter hora para tomar café, almoçar. Não dormir durante o dia (depois do almoço) é importante para evitar não dormir bem de noite, e também pessoas que dormem de mais durante horários errados tendem a se sentir muito mais preguiçosas, e sem vontade de fazer suas obrigações diárias chega uma hora que você vai se sentir cansado por descansar de mais.

As pessoas que estão deprimidas tendem a comer ou dormir de forma inconsistente. Mesmo se você esteja desempregado ou se sentindo para baixo, é muito importante definir e estabelecer uma rotina diária da melhor maneira possível.

Isto vai dar um sentido de regularidade que pode ajudar você a combater a depressão. Você pode incorporar a sua rotina uma hora para se socializar com as pessoas, em redes sócias, parques, bares, etc.

07- EVITE PENSAR EM PRETO E BRANCO.

Preto e branco é excelente para zebras, mas não para pensamentos. As pessoas deprimidas tendem a pensar em extremos: Eu sou um perdedor. Ninguém me ama. Eu nunca vou conseguir um emprego.

Mas seus padrões de pensamento poderia colocá-lo em um barranco ou mantê-lo lá. Estes pensamentos podem paralisar e impedir você de fazer as mesmas coisas que você e vai fatalmente vai chegar de uma situação ruim.

Tente pensar em coisas realmente boas que lhe coloquem pra cima. Em vez de “ninguém me ama”, tente “muita gente (se não todos) me amam.

 

08- VERIFIQUE SEUS PENSAMENTOS

Se você está deprimido, pensamentos negativos apareceram o tempo todo. No entanto, eles raramente são baseados na realidade. Uma vez que você tenha identificado um pensamento negativo, pergunte a si mesmo: Onde está a prova de que eu sou o ser humano mais desprezível em toda a terra?

Provavelmente não existe nenhuma prova ou mesmo nunca ninguém pensou isso de você.

Você tem que pensar alguma evidência sólida, de que realmente aquilo que você esta se julgando é realidade, ou seja, tem que ter provas concretas. E se você está preocupado com o que as pessoas estão pensando de você, vá em frente e pergunte a elas.

 

09- ESCOLHA METAS INTELIGÊNTES

Selecione algumas metas simples e diretas, você pode facilmente atingir e seguir em frente. Esses objetivos devem ser INTELIGENTES, o que significa metas específicas, mensuráveis, atingíveis e claro gratificantes.

Se decidir que você vai trabalhar até o final da semana não é realista. Mas decidir para postar dois currículos on-line no final da semana, por outro lado, é INTELIGENTE. É específico. É atingível. Não precisa de muito esforço para fazer e poderia ser gratificante.

 

10- ATIVIDADES EM DIA

Anote todas as coisas que você costumava gosta de fazer, coisas que você parou de fazer porque você está triste e deprimido, Você poderia estar indo ver filmes, socializar com os amigos ou simplesmente ir à loja da esquina tomar um café com e ler um Jornal.

Então, um por um, comece a reincorporação dessas atividades em sua vida, mesmo se você está se sentindo sem entusiasmo sobre o assunto.

Além disso, se concentrar em tarefas que podem lhe dar um senso de domínio ou de realização, quer se trate de arrumar o apartamento ou pagar as contas. Isso pode ajudar a aliviar a depressão também.

 

11- NÃO NEGUE A DEPRESSÃO

Se a sua situação presente, é uma porcaria, negar isso só vai piorar as coisas. Algumas pessoas não aceitam que estão deprimidas acham que é bobeira da cabeça essa coisa de depressão.

Isso só pode levá-la ainda, mas profundamente para baixo, enquanto que a aceitação pode aliviar o sofrimento.

Em geral, conhecer e aceitar que você está deprimido podem permitir que você tome medidas para tornar sua vida melhor ou começar algum tipo de tratamento, ao invés de fingir que está tudo bem.

 

12- TRATE-SE BEM

Dê uma olhada na linguagem que você usa quando você pensa em falar com você mesmo e compare com a forma como você fala com todo mundo.

Se há uma desconexão. Somos muitas vezes gentis com todo mundo, e nos cobramos muitos ou somos muito duros com nós mesmos.

 

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