Dieta para Diabetes + Dieta para Diabetes Tipo 2

Tudo Sobre Dieta para Diabetes

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O que é Diabete

O diabetes é uma síndrome do metabolismo, por causa da falta de insulina ou do problema dela se exercer suas funções corretamente.

O pâncreas da pessoa com diabetes, não é capaz de produzir o tanto de insulina para “alimentar” todo o nosso organismo, ou esse hormônio possui uma deficiência, e não consegue realizar suas funções certinhas.

A insulina é responsável por nos dar energia, ela reduz a glicemia fazendo com que o açúcar que esta nosso sangue possa penetrar nas células, se esse hormônio não funciona direito ou ah a falta dele, a glicose no nosso sangue aumenta, fazendo então termos, diabetes.

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Tipos de Diabetes:

– Diabetes tipo 1: o pâncreas perde a competência de fornecer insulina para nossas célula, este tipo ocorre de 5% a 10% das pessoas afetadas.

– Pré-diabetes: este termo é usado para apontar que a pessoa tem propensão a ter a doença, por causa de histórico familiar na maioria das vezes. É como se ela
estivesse no meio termo, entre sem ter nada ou ter diabetes tipo 2.

– Diabetes tipo 2: nesta consiste na junção de dois fatos: diminui a eliminação de insulina e a resistência a insulina. Diabetes tipo 2 é o mais comum, 90% da pessoas
com diabetes, são afetadas por ela.

– Diabetes gestacional: Aumenta a força contra a insulina na hora da gestação. A doença pode sumir depois de ter o bebe como não pode.

 

Sintomas da Diabetes

SINTOMAS DO DIABETES TIPO 2

– Contaminação constante
– Tem dificuldade quando é para cicatrizar algum ferimento
– Formicação nos pés e em feridas
– Visão turva

SINTOMAS DO DIABETES TIPO 1

– Necessidade de urinar todo o tempo
– Músculos fracos
– Bipolaridade no humor
– Cansaço
– Ânsia de vomito, mal estar
– Perca de peso rápido
– Nervosismo
– Muita sede

 

Tratamento Diabetes

Na realidade o tratamento, pode-se dizer que é também a prevenção em alguns casos. Seria manter uma vida saudável, fazendo exercícios físicos regularmente, e controlando a glicemia.

 

Como Evitar Diabetes

– Se exercite! O exercício físico serve para normalizar os níveis de açúcar no sangue e afastar o ganho de peso. É aconselhável fazer no mínimo 40 minutos de exercício
de 3 a 5 dias por semana.

– Se alimentar saudavelmente. Evitar doces, ou alimentos com muito açúcar, ou carboidratos (pães, massas, etc.), porque eles têm um alto indicie glicêmico, aumenta as taxas de glicoses.

Além de tudo isso, algumas pessoas que tem diabetes podem sofrer de hipoglicemia que é quando a insulina esta muito abaixo da média, essas pessoas tem que tomar cuidado com exercícios físicos, é importante verificar os números glicêmicos antes de praticas a atividade física.

Se a glicemia esta muito baixa, prefira os alimentos com carboidratos, isso vale também para quando for comer antes de se exercitar, para escolhes os alimentos corretos.

Sugestão de cardápio para Nova Dieta para Diabéticos

Café da Manhã

  • Opção 1: 1 copo 180mL de leite desnatado, 1 fatia de pão integral ,01 fatia pequena de queijo branco, 1 unid maçã.
  • Opção 2: 1 xícara chá de café com leite desnatado e adoçante ,2 fatias de pão integral 1 colher café rasa de margarina light,1 maçã.
  • Opção 3: 1 xícara chá de café com leite desnatado e adoçante,4 bolachas de água 2 pontas de faca de margarina light sem sal,1 fatia de melão.
  • Opção 4: Mingau de aveia com adoçante (feito com 180 ml de leite desnatado e 2 colheres sopa de aveia),2 kiwis.

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 01 potinho pequeno de gelatina de morango light.
  • Opção 2: 1 maça média cozida e salpicada com canela.
  • Opção 3: 2 ameixas vermelhas pequenas.
  • Opção 4: 1 copo de iogurte desnatado com 1 colher sopa de amêndoa.

Almoço

  • Opção 1: 1 pires de salada de repolho roxo com tomate, 4 colheres sopa de arroz integral,1 concha média de lentilha,100 g de carne assada,1 colher servir de legumes mistos (cenoura, vagem e chuchu),1 taça sobremesa de salada de frutas sem açúcar.
  • Opção 2: 4 colheres sopa de purê de mandioquinha, 3 colheres sopa de carne em cubos com molho,1 prato sobremesa de salada de soja e vinagrete,1 goiaba.
  • Opção 3: ½ xícara de chá de abobrinha, ½ xícara de chá de brócolis,01 filé de frango grelhado,03 col sopa de arroz,01 fatia média de abacaxi.
  • Opção 4: 01 prato de sobremesa de salada de alface, rúcula e tomate, 02 col sopa arroz integral, 02 col sopa de lentilha, 02 col sopa de beterraba cozida, 01 unid pequena de bife grelhado.

Café da Tarde

  • Opção 1: 1 copo 250mL de suco de abacaxi com hortelã e adoçante,2 torradas integrais 1 fatia média de queijo branco.
  • Opção 2: 1 xícara de chá de camomila com adoçante, 2 torradas integrais,1 colher sobremesa de patê de ricota.
  • Opção 3: ½ copo de requeijão de leite desnatado,01 maçã.
  • Opção 4: 1 copo 240mL de iogurte light.

Jantar

  • Opção 1: 1 prato sobremesa de salada de couve-manteiga com beterraba, 2 colheres sopa de purê de batatas,1 porção de 100g de quibe de forno,1 colher servir de refogado de berinjela com tomates,1 taça sobremesa de gelatina diet.
  • Opção 2: 1 prato de sopa de legumes (carne, magra, legumes, verduras e batata) 1 banana maçã.
  • Opção 3: 01 xícara de chá de brócolis, 02 col sopa de grão de bico.
  • Opção 4: 01 prato de sobremesa de salada de rúcula, alface e tomate, 02 col sopa de purê de batata, 04 col sopa brócolis cozido ao vapor, 01 unid pequena sem pele de sobrecoxa de frango assada, 01 unid pequena de banana prata.

Ceia

  • Opção 1: 01 copo americano de leite desnatado.
  • Opção 2: 01 iogurte natural.
  • Opção 3: 01 fatia pequena de queijo minas, 100mL de iogurte desnatado,01 unid pêssego.
  • Opção 4: 01 unid activia zero caloria.

 

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