Dietas das Oito Horas: Como Funciona, Dicas e Cardápio

Tudo Sobre Dietas das Oito Horas

Dietas das Oito Horas

Uma dieta norte-americana apareceu, tentando minimizar os efeitos que a obesidade causa nos Estados Unidos e no mundo.

Criado por David Zinczenko e Peter Moore, o livro A Dieta das Oito Horas já faz sucesso e divulga um processo em que se pode comer de tudo, mas apenas em um período de oito horas, dando o exemplo do horário entre as 9 da manhã e às cinco da tarde.

A atual cultura de ficar acordado até tarde comendo o que quiser têm aumentado as taxas de diabetes e obesidade na população. Em um trecho do livro os autores dizem: Nossos corpos não conseguem processar o alimento que nós comemos [depois de horas] e essas calorias acabam indo para onde não deve, como abdômen e glúteos.

O livro afirma que podemos emagrecer até 4,5 quilos em uma semana e até nove em seis semanas, dizendo que é só escolher um período de oito horas para comer, como das 9 às 17h ou das 11 às 19h, por exemplo.

Os autores ligam o efeito da luz artificial em nossa alimentação: “O advento da luz artificial também levou a uma extensão falsa de nossos períodos de refeição.

Nossos ritmos circadianos (do período de 24 horas) têm um sinal de parada natural e nos confrontamos com esse sinal quase todos os dias. Nosso período de alimentação estendido deixa o nosso sistema digestivo fora de forma, mexendo com os hormônios e enzimas que controlam o seu funcionamento”.

Segundo a nova dieta, este processo é uma forma de prolongar o período entre o seu último lanche no dia anterior e o seu café da manhã no outro dia, dando o seu corpo a chance de queimar suas reservas de gordura para ter a energia que necessita.

Os autores afirmam que dessa forma, o metabolismo fica mais acelerado e queima mais calorias durante o dia e a noite. O livro defende que você pode comer de tudo sim, mas em menor quantidade.

Entretanto, vale lembrar que muitas dietas da moda até podem ter um efeito rápido, mas podem fazer mal à saúde. O que vale sempre para uma vida saudável e boa forma é uma alimentação balanceada — incluindo muitas frutas, verduras, legumes, fibras, carboidratos e proteínas magras — e exercícios físicos.

Dietas das Oito Horas Como Funciona, Dicas e Cardápio

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Principais Benefícios da Dietas das Oito Horas:

A dieta de 8 horas melhora a função do seu mitocôndria – a fonte de energia no interior das células do seu corpo – maximizando a sua produção, reduzindo a quantidade de dano intracelular causado pelas dietas comuns.

O resultado: A dieta de 8 horas ajuda a retardar o processo de envelhecimento e reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer, mesmo de Alzheimer.

 

Abaixo você confere um dos cardápios que fazem parte do Livro Dieta das Oito Horas:

 

Café da Manhã

  • Opção 1: 1 copo de requeijão de leite desnatado, 1 pão de forma integral, 1 col sobremesa de geléia de jabuticaba diet.
  • Opção 2: 1/2 unid pão francês, 01 col sobremesa requeijão light, ½ unid mamão papaia.
  • Opção 3: 2 fatias de pão de forma integral light, 01 col sobremesa de creme cheese, 250mL de suco de abacaxi com hortelã com adoçante.
  • Opção 4: 03 unid de mini-pão de queijo, 01 fatia de queijo mussarela, 01 xícara de café com adoçante.

 

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 01 unid de tangerina.
  • Opção 2: 03 morangos.
  • Opção 3: 02 ameixas vermelhas.
  • Opção 4: 01 figo.

 

Almoço

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de couve-flor e rúcula, 02 col sopa de arroz cozido, 01 col sopa de feijão, 01 pedaço de sobrecoxa de frango assada, 02 col sopa de abobrinha cozida, 02col sopa berinejela assada.
  • Opção 2: 2 fatias de beterraba cozida, 1 pegador de salada de couve, 1 filé de peixe assado, 1 col sopa de feijão.
  • Opção 3: Salada de folhas verdes à vontade, 02 pedaços de carne cozida, 2 unid de tomate caqui, 1 col sopa de lentilha.
  • Opção 4: 1 prato de sobremesa de salada brócolis e pepino, 02 col sopa de arroz integral,1 col sopa de feijão, 01 unid de filé de frango grelhado, 2 col sopa de salada de cenoura crua.

 

Café da Tarde

  • Opção 1: 200mL de suco de melão.
  • Opção 2: 1 maçã.
  • Opção 3: 03 cookies integrais.
  • Opção 4: 1 copo de gelatina diet.

 

Jantar

  • Opção 1: Salada verde à vontade, 01 col sopa arroz integral, 1 col sopa de feijão, cozido, 01 col sopa atum , 1 batata assada.
  • Opção 2: 01 col sopa macarrão integral ,01 col sopa feijão, 02 col sopa de carne moída, 1 col sopa vagem cozida, 1 rodela de tomate.
  • Opção 3: 01 unid de pão francês se miolo, 01 unid de hambúrguer, salada verde à vontade.
  • Opção 4: 1 xícara de salada de acelga e tomate,2 pedaços de carne cozida, 1 col sopa de mandioca cozida.

 

Ceia

  • Opção 1: 02 torradas integrais.
  • Opção 2: 01 copo 150mL de leite desnatado.
  • Opção 3: 01 fatia de manga.
  • Opção 4: 05 uvas.

ATUALIZADO: 30/08/2016 (INFOGRÁFICO)

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