Guia Atualizado 2016: Alimentos para Combater o Inchaço

Tudo Sobre Alimentos para Combater o Inchaço

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Confira quais são os melhores que agem contra a retenção de líquidos no seu metabolismo

Muitas vezes ingerimos alguns alimentos que nos deixam com aquela sensação desagradável de inchaço, que resulta em desconforto abdominal e também em incômodos como: calças que não fecham, mãos e pés inchados e até falta de disposição.

Para sanar esse problema é bom ficar de olho nas suas refeições e partir para uma alimentação mais saudável. Aposte nos alimentos como frutas ricas em água, folhas verdes, cereais integrais e chás.

Além dessas sugestões, não é segredo para ninguém que a água não pode ser esquecida, sendo que o ideal é que se beba ao menos dois litros por dia.

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Como Eliminar Inchaço no Corpo

A nutricionista Marcela Oliveira aconselha evitar alimentos industrializados, que contêm muito sódio. Também, no que diz respeito ao sal, a profissional indica alguns truques como provar a comida antes de alcançar o saleiro, controlando a quantidade do produto, que é um dos maiores causadores de retenção.

Assim, com o tempo, você não irá sentir falta do sal extra que sempre adicionou. Outra dica é temperar os alimentos com ervas frescas, suco de limão, vinagre e outros, para realçar o sabor.

Diminuir a quantidade de sal na comida, assim como evitar alimentos que fermentam e estufam o estômago como embutidos, carnes vermelhas, queijos amarelos e frituras, também vale muito no combate a retenção líquida. Tomando medidas como essa, você pode desinchar bastante, além de até perder peso.

 

Confira alimentos diuréticos que ajudam a combater o Inchaço:

Uva – Rica em água e fibras, a uva é uma fruta excelente para combater o inchaço, pois facilita a digestão e possui baixas calorias. Além disso, a fruta é levemente laxativa e tem capacidade diurética. Ela também é conhecida pelo seu alto poder antioxidante, sendo um ótimo alimento para a prevenção de doenças.
Pepino – Perfeito para uma boa salada, o pepino é composto por cerca de 90% água, sendo ótimo para a hidratação do organismo e também para a
digestão, pois é ótima fonte de fibras. Além disso, ele possui uma boa quantidade de potássio e apenas 10 calorias por 100 gramas.
Chuchu – Assim como o pepino, o chuchu é composto de muita água. Além disso, o alimento possui alto teor de fibras, tem efeito diurético, sendo ainda rico em ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.
Aveia – Além de ser rica em fibras e na substância beta-glucana, que reduz a absorção de gordura, a aveia ainda contribui para o equilíbrio dos níveis de hormônio estrogênio no organismo, fazendo com que a retenção de líquidos diminua.
Pera – A pera é rica em água e fibras, que facilitam a digestão e a manutenção do trato intestinal. Além disso, a fruta possui bons índices de potássio, ferro, cálcio e magnésio. Além de vitaminas A e C.
Ameixa seca – De efeito laxativo, a ameixa seca é excelente para combater a prisão de ventre e possibilitar uma maior mobilidade da parede intestinal, favorecendo uma melhor digestão. Além disso, 100 gramas da fruta possuem 46 calorias, sendo uma ótima opção de lanche entre as refeições.

Granola – Composta de diversos cereais integrais e frutas secas, a granola é uma boa aliada para matar a fome de forma saudável. Ela ajuda no combate do inchaço principalmente devido a quantidade de fibras, que agem fazendo uma “limpa” no intestino e ainda prolongam a sensação de saciedade. Para não acabar tendo o efeito contrário, lembre-se de tomar bastante água para hidratar essas fibras, que terão mais facilidade de percorrer o sistema digestivo.
Abobrinha – Rica em água, a abobrinha é de fácil digestão e não pesa no estômago, podendo ser preparada de várias formas. Além disso, 100 gramas desse alimento possui apenas 19 calorias.
Melancia – Pura água e sabor! Quem não gosta de um pedaço de melancia geladinha, que refresca e ainda hidrata organismo? A fruta também é rica em fibras, que prolongam a saciedade e regulam o funcionamento do intestino. Com apenas 50 calorias por fatia, a melancia é composta em 90% por água, o que ajuda a purificar e desinchar o corpo.
Abacaxi – Além de possuir bastante água, essa fruta contém uma enzima chamada bromelina, que ajuda a digerir melhor os alimentos proteicos. O abacaxi
ainda é rico em fibras, que melhoram o trânsito intestinal, e possui boas quantidades de cálcio, vitaminas A, B e C.
Melão – Uma das frutas mais ricas em água, o melão é encontrado no Brasil em todas as estações. Por possuir uma alta capacidade de hidratação e ter poder diurético, o melão também é um dos alimentos mais consumidos por quem busca entrar em forma, fornecendo ainda vitaminas A e C, e ferro, cálcio e fósforo.
Gengibre – Pela sua propriedade termogênica, que ativa o metabolismo e a circulação sanguínea, o gengibre é um ótimo aliado no combate ao inchaço. O alimento pode ser usado para temperar refeições, ser usado em sucos e também utilizado para fazer chá.
Ervas aromáticas – como alecrim, cebolinha, hortelã, louro e coentro possuem propriedades digestivas e algumas até diuréticas. Além de serem ótimas para temperar as refeições, muitas podem ainda ser consumidas em forma de chá.

Limão – Esse fruto é rico em ácido cítrico, que é uma substância de poder adstringente, ou seja, ela age no organismo fazendo uma faxina nas toxinas e gorduras. Com isso, o metabolismo é ativado, sendo que a substância combate os microrganismos que provocam fermentação no estômago e no intestino.
Agrião – Além de sua propriedade diurética, o agrião é digestivo, pois estimula a vesícula a liberar a bile, que atua no processamento das gorduras.
A verdura possui ainda vitaminas C, B3, B6, cálcio, ferro e magnésio.
Aspargo – Saboroso, porém não tão consumido pelos brasileiros, o aspargo merece destaque pelo seu poder diurético. Tanto na versão verde quanto na branca, o alimento também é rico fibras, que facilitam a digestão, e possui baixas calorias.
Espinafre – As folhas verdes escuras são ótimas fontes de fibras, além de possuírem propriedades diuréticas. Nesse grupo está o espinafre, que é ainda uma excelente fonte de ferro. O alimento pode ser consumido cru ou refogado, sendo que ainda pode ser adicionado à diversas receitas.
Tomate – O tomate possui efeito diurético, além de ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que tem o poder de reduzir as toxinas do organismo. O alimento também é rico em licopeno, uma substância anticancerígena, e possui baixas calorias.
Laranja – Um copo de suco de laranja é sempre bem vindo, mas que tal aproveitar melhor essa fruta, comendo-o inteira? O bagaço da laranja possui uma ótima quantidade de fibras, que ajudam a digestão e limpam o intestino. Além disso, a fruta é riquíssima em água e vitamina C.
Chás – Os chás possuem propriedades antioxidantes e hidratantes, que favorecem a digestão, ativam o metabolismo e o trânsito intestinal. Além disso, alguns chás têm poder diurético mais acentuado como o de cavalinha, carqueja e hibisco. O chá verde, branco, vermelho, além das versões de ervas como camomila é erva-doce, também são ótimas opções para mandar o inchaço para bem longe.
Banana – Apesar de não parecer tão suculenta, a banana também é composta por 70% de água (apenas 20% a menos que a melancia), possuindo um bom efeito diurético. A fruta tem ainda alta concentração de potássio e fibras, que ajudam no trânsito intestinal.
Almeirão – Folhas em geral estão liberadíssimas em qualquer dieta por apresentarem baixíssimas calorias. Além de fazer parte desse grupo saudável, o almeirão ainda possui propriedades diuréticas.
Rúcula – Fazendo parte do grupo das folhas verdes, a rúcula também possui capacidade diurética, além de ser riquíssima em fibras, que favorecem a digestão. As folhas de rúcula possuem ainda ferro, potássio e vitaminas A e C.

 

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