Guia Completo de Queima de Calorias por Exercicios

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Guia Completo de Queima de Calorias por Exercicios

Uma Ótima opção para queimar calorias com exercícios é partir para fitness cardio ou simplesmente exercícios que movimente bastante o corpo pois eles são ótimos para o coração, aumenta a energia, ajuda a reduzir o risco de certas doenças como a osteoporose e diabetes, ajuda você a dormir melhor, e estimula o sistema imunológico, para citar alguns!

Se sua principal motivação é perder peso confira nossa lista com 10 exercícios campeões na queima de calorias escolha o que mais lhe agrada e entre em forma rápida e fácil.

 

1. Corrida:

A corrida funciona mesmo quando você está em repouso. Exercícios de alta intensidade, como correr, estimulam mais a queima ‘após o estímulo’ do que as atividades de baixa intensidade.

Ou seja, mesmo quando se compara a corrida com caminhada na mesma distância, estudos constataram que a corrida leva a maior perda de peso, provavelmente porque seu gasto energético em repouso permanece elevado após o trabalho.

Um estudo comparativo de longo prazo entre corredores e caminhantes, mostrou que o pessoal da corrida queimou 90% mais calorias (o que se confirmou na perda de peso) do que as pessoas que só andavam.

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2. Andar de bicicleta:

Andar de bicicleta é um exercício aeróbico potente, que leva à perda média de 700 calorias por hora, quantidade maior que a atingida com caminhada, natação e dança. Por isso, é uma boa opção de atividade física para quem quer emagrecer.

Até porque, ao mesmo tempo em que elimina quilos, tonifica os músculos das pernas e do abdômen. Além disso, pode ser praticada na rua ou na academia. As diferenças entre as modalidades outdoor e indoor começam pelo gasto de energia, 50% maior ao ar livre.

 

3. Tênis:

Correr atrás da bolinha de tênis também ajuda a emagrecer! Em uma hora de partida, é possível queimar até 600 calorias. Quer mais benefícios?

Além de desenhar os braços, melhora o fôlego, fortalece as pernas, bumbum e ombros. Também dá agilidade, força, velocidade e concentração.

 

4. Futebol:

Os benefícios do futebol: os músculos ficam definidos, há troca de massa gorda por magra, ocorre ganho de tônus e a silhueta é redesenhada.

Pernas, panturrilhas, a musculatura do bumbum e posterior da coxa são as partes do corpo mais exigidas e desenvolvidas.

E os benefícios não param por aí. “O futebol controla os níveis de pressão arterial e diminui o risco de doença coronariana, já que a taxa de colesterol bom aumenta. Facilita a perda de peso, libera endorfina, promove sensação de bem-estar e regula o sono”

 

5. Boxe:

Para quem quer emagrecer e ficar com os músculos definidos e com tudo no lugar o boxe é a solução perfeita. Os treinamentos de boxe são intensos e trabalham a musculatura do corpo todo, principalmente os músculos dos braços e pernas.

Em apenas uma hora de treinamento você pode queimar cerca 300 a 500 calorias. Isso acontece porque quase todos os exercícios no boxe são aeróbicos.

 

6. Musculação:

A musculação ou exercício anaeróbico também é um fator importante para a perda de peso e, mais importante, é fundamental para a manutenção da boa forma após o emagrecimento. Benefícios: Tonificação muscular: a prática da musculação tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias.

O treinamento com o uso do peso melhora ainda mais essa resistência muscular.

Auxilia na prevenção de osteoporose: a pessoa que pratica musculação tem menos chance de desenvolver uma doença chamada de osteoporose, pois ela auxilia no fortalecimento dos ossos do corpo humano.

Aumento da força: a musculação deixa a pessoa mais forte, auxiliando na resistência para o trabalho diário e possíveis momentos que exijam de você o uso da força.

Fortalece região da coluna vertebral: auxilia na prevenção de problemas na coluna vertebral, além de fortalecer a parte inferior das costas, diminuindo dores locais.

Diminui as chances de uma diabete: a prática de exercícios físicos é uma grande aliada à prevenção de doenças como a diabete. A musculação é uma das práticas benéficas, que pode ajudar a evitar o aparecimento da doença e para quem já tem diabete, pode auxiliar no tratamento e equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea.

Melhora o sistema imunológico: assim como a prática dos demais exercícios, a musculação também auxilia no funcionamento do sistema imunológico. Beneficia o sistema digestório: as pessoas que sofrem com prisão de ventre podem notar uma melhora no funcionamento intestinal nos primeiros dias de prática da musculação, pois ela auxilia no bom funcionamento do sistema digestório.

Aumenta o equilíbrio: a musculação praticada regularmente auxilia a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora do praticante.

Ajuda na gestação: as gestantes que praticam musculação têm uma melhor recuperação pós-parto, menor incidência de câimbras durante a gestação, menor probabilidade de desenvolver varizes e ainda diminuem o ganho de peso.

Melhora humor: a prática da musculação melhora o humor, a auto-estima e com isso as interações sociais.

7. Remar:

Remar é uma atividade que reduz a gordura e aumenta a massa muscular. Ele é um esporte completo, pois trabalha todos os grupamentos musculares exigindo dos músculos força e resistência.

O remo é um dos esportes que mais trabalham o músculo peitoral, do abdômen, quadríceps, panturrilha, bíceps e deltóide. Com uma hora de remo é possível queimar até 600 calorias, o mesmo gasto que uma aula de spinning com a vantagem de ser praticado ao ar livre, em contato com a natureza.

 

8. Natação:

Uma hora de natação com ritmo moderado pessoa queima aproximadamente 500 calorias.

As braçadas frequentes na piscina podem ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

 

9. Basquete:

Este é um esporte que trabalha músculos de praticamente todo o corpo: além de exigir força nas pernas para acompanhar a partida por toda a quadra e braços ágeis para os arremessos e defesas, é preciso contar com os músculos do abdômen para os saltos e auxiliar na respiração.

Por isso, quem pratica o basquete com regularidade perde gordura e ganha massa muscular com rapidez. Ele ajudar a manter o peso e até a emagrecer, afinal, são gastas entre 500 e 800 calorias por hora de jogo.

 

10. Vôlei:

Benefícios do Vôlei: Aumenta a agilidade, trabalha a coordenação motora,aumenta a massa muscular, principalmente nas pernas.Gasto calórico de aproximadamente 400 Kcal/hora.

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