Nova Dieta para Combate às Dores de Cabeça

Tudo Sobre Dieta para Combate às Dores de Cabeça

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O incômodo da dor de cabeça é comum, e de acordo com dados médicos mundiais, 40% das pessoas são atingidas ao menos por uma dor aguda na região, anualmente.

Em relação às causas, pode ser ingestão de alimentos e álcool, problemas de saúde e em especial, momentos tensos, pois 90% dos casos esporádicos são resultados de estresse.

A dor não é no cérebro, e o desconforto pode alcançar qualquer região da cabeça, desde músculos, veias, pele, terminações nervosas e dentes. Se a dor alcança as células cerebrais, não se trata de dor, mas de problema mais sério.

O diagnóstico considera características da dor, podendo ser latejante, parecida com pressão ou pontada, a intensidade, duração, freqüência e região afetada.

Os tratamentos mais recorrentes relacionam uso dos analgésicos, porém também há possibilidade de outras terapias, como massagem, técnicas de relaxamento, meditação, e psicoterapia.

Quando a dor é acompanhada de outros sintomas, como febre, ou náuseas, as causas podem ser tumores ou derrames, daí a importância da avaliação médica.

A dor de cabeça de tensão atinge 90% das pessoas de forma esporádica e pode resultar do estresse, noite mal dormida. A dor é difusa, pelo alto da cabeça e testa, de acordo com informações do Instituto de Neurociência e Neurocirurgia de Liverpool, Inglaterra.

Possível causador é consumo do álcool e cafeína. O médico pode receitar remédio adequado para ingestão nas crises. Já a enxaqueca, no geral, acomete um dos lados da cabeça, normalmente por horas; há casos de duração por dias.

As pessoas que sofrem desta dor mais severa se tornam sensíveis aos barulhos e luz. E 1 em cada 5 pessoas com enxaqueca tem visão alterada e pode ter a vista embaçada.

O tratamento é realizado com base em remédios, com prescrição do médico, e ainda compressas, frias ou quentes, e pelo pescoço pode auxiliar também.

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(VÍDEO) 17 Alimentos para Combater a Dor de Cabeça (Cardápio)

Alimentos que causam dor de cabeça

Algumas substâncias são identificadas por desencadear crise da dor de cabeça. Em chocolates, queijos amarelos, bebidas alcoólicas, vinagre, lentilha, iogurtes, amendoim, banana, abacate, sementes, frutas cítricas, está presente a tiramina, uma destas substâncias.

Os alimentos embutidos, industrializados, em conserva e os processados apresentam substâncias como glutamato monossódico, inibidor das células cerebrais para absorção da glicose, com dor desencadeada.

O nitrit, conservante com ação vasodilatadora, pode gerar cefaléia. O glutamato é muito utilizado em cozinha chinesa, gerando a expressão, síndrome do restaurante chinês.

Independente do tipo de dor de cabeça é fundamental a consulta médica, para maiores orientações e tratamento.

 

Cardápio Para Prevenir Dor De Cabeça

Café da Manhã

  • Opção 1: 1 copo de suco de amora, 1 fatia de pão de forma integral ,1 fatia de queijo de minas frescal.
  • Opção 2: 1 copo de leite desnatado, 1 torrada integral ,1 colher de geléia de goiaba, 1 pêssego.
  • Opção 3: 1 pão francês integral com queijo branco, 1 fatia de melão, 1 copo de suco de mamão.
  • Opção 4: 1 copo de leite desnatado batido com mamão papaia, 1 fatia de pão de fôrma integral com geléia de amora.

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 1/2 mamão papaia ,1/2 colher de sopa de mel silvestre, 1 colher de aveia em flocos.
  • Opção 2: 1 fatia de melão com linhaça.
  • Opção 3: 1 copo de suco de couve com maçã.
  • Opção 4: 2 castanhas-do-pará, 1 copo de água de coco.

Almoço

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de acelga, tomate cereja, brócolis, cenoura temperada com vinagre balsâmico e azeite de oliva extra virgem, 1 escumadeira de arroz integral, 1/2 concha de feijão, 1 filé de frango com gengibre, 1 ameixa.
  • Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de alface, tomate, beterraba e gengibre ralado, 1 escumadeira de arroz integral, 1/2 concha de lentilha, 1 filé de peixe assado ao molho de ervas, 1/2 cacho de uva.
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de rúcula, tomate seco, brócolis e manga, 1 escumadeira de arroz integral, 1/2 concha de feijão, 1 fatia de cupim assado, 1 laranja.
  • Opção 4: 1 prato de sobremesa de salada de couve flor, cenoura, rabanete, palmito, alface americana, 2 pegadores de macarrão com vegetais, 2 colheres de carne moída, 1 banana assada com canela.

Lanche da Tarde

  • Opção 1: 1 copo de iogurte desnatado batido com morango e linhaça.
  • Opção 2: 1 copo de suco de melancia com hortelã, 2 castanhas-do-pará.
  • Opção 3: 1 fatia grossa de abacaxi com canela.
  • Opção 4: 1 taça de abacate, mel e gergelim.

Jantar

  • Opção 1: 1 prato de sopa de mandioquinha com salsinha e cebolinha, 2 torradas com azeite.
  • Opção 2: 1 prato de sobremesa de saladas de agrião com tomate, 1 coxa de frango sem pele com batatas, 2 colheres de grãos de soja com vinagrete.
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de berinjela, cebola e orégano, 1 escumadeira de arroz integral, 1 sardinha ao forno com ervas.
  • Opção 4: 1 prato de sopa de macarrão, 1 taça de salada de frutas com iogurte desnatado e semente de linhaça.

Ceia

  • Opção 1: 1 goiaba.
  • Opção 2: 1 taça de salada de frutas com gergelim.
  • Opção 3: 1 pêssego.
  • Opção 4: 1 fatia de melancia

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