Pular Corda Emagrece? Guia Completo com os Benefícios para Saúde

Tudo Sobre Pular corda emagrece

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A atividade de pular corda não é muito comum atualmente, porém, os diversos benefícios que traz a saúde, são o suficiente para cogitar a iniciação desta atividade para breve, podendo incluir como exercício aeróbico em complemento na academia.

Somente nos treinos de boxe e boxe tailandês, que esta atividade se torna fundamental, pular corda benefícios se faz como exercício de preparo físico nestas lutas, porém, nas academias ignoram totalmente esta atividade que proporciona uma melhor capacidade cardiorrespiratória.

Somente alguns minutos pulando corda para quem não pratica atividades físicas, se torna uma atividade traumatizante, pois cansa rápido, porém, o hábito de pular corda torna este exercício além de fácil, prazeroso, pois é um desafio facilmente conquistado.

Pular corda não necessita de muito espaço e nem é necessário pagar uma academia, podendo realizar a partir de casa, considerando uma postura ereta para a atividade.

Além disso, basta ter um pouco de tempo para se dedicar e uma corda apropriada, de preferência de vinil que possui um peso ideal para realizar a atividade de pular corda.

Nos últimos tempos, algumas academias começaram a cogitar a criação de aulas de pular corda, sincronizando a música com os movimentos mais complexos.

Aumentando ainda mais o grau de dificuldade e tornando esta aula somente para quem já possui certa capacidade física para acompanhar o ritmo.

Caso prefira o treinamento em casa como iniciação de condicionamento físico, pode-se dar um intervalo de trinta segundos para cada minuto em que permaneceu pulando.

Ou seja, se pulou por dois minutos sem interrupção, descanse por pelo menos um minuto, para restabelecer a respiração, ou simplesmente alterne os segundos de descanso com o minuto de treino.

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(VÍDEO) CINCO DICAS NA HORA DE PULAR CORDA!

 

(VÍDEO) Emagreça pulando corda

 

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre como Pular corda para emagrecer:

 

Inicialmente limite este treino a pelo menos vinte minutos por dia, garantindo a perda de seiscentas calorias, e caso ainda não tenha condicionamento físico para manter os vinte minutos com a brincadeira pular corda alternando entre descanso e pulo.

Divida esta atividade em dez minutos para o dia e mais dez minutos para outro horário, podendo aumentar esta limitação gradativamente.

Assim, seguindo as limitações do corpo, respeitando suas capacidades, o treino se torna fácil de administrar, porém, como o aumento de carga de peso do joelho aumenta durante esta atividade.

Para quem apresenta algum problema, como dores ou lesões deve primeiramente consultar um médico, para que não desenvolva problemas maiores, ou ainda agrave o problema já existente.

Além de desenvolver a coordenação motora, é possível ainda melhorar a agilidade e os reflexos, proporcionar um condicionamento cardiovascular satisfatório.

Fortalece os mais diferentes grupos musculares com maior ênfase nos músculos das pernas e dos glúteos, além de combater a celulite, a osteoporose e eliminar a gordura localizada na barriga.

A oxigenação do sangue aumenta durante a atividade, podendo ainda considerar que o controle do colesterol poderá ser garantido, assim como auxilia no equilíbrio.

Devendo considerar o uso de roupas apropriadas para realizar a atividade, como tecidos leves e tênis apropriado para impacto.

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Como pular corda:

  • Saltar de 1 a 2 centímetros de chão, dando a corda apenas espaço suficiente para deslizar sob os pés – apenas as bolas dos pés devem tocar o chão.
  • Mantenha os cotovelos perto de lados como você virar a corda. O movimento vem dos punhos e antebraços, e não os ombros.
  • Se você se cansar antes de você terminar o treino, solte a corda, mas mantenha os braços e as pernas indo e vindo faça o mesmo movimento pulando sem corda.
  • Para encontrar uma corda que se encaixa, coloque um pé no centro da corda e levantar as alças – A corda não deve não deve ir além de suas axilas.

 

Benefícios de Pular Corda:

A atividade de pular corda beneficia a saúde, porém, os cuidados que deve-se ter em paralelo a esta atividade são essenciais, principalmente em relação a alimentação, que permite que a ingestão de nutrientes acelere.

Principalmente a redução dos níveis de colesterol, diminuindo os riscos de doenças coronárias, assim como os tais nutrientes podem contribuir para a prevenção da osteoporose.

Restauração muscular, combate a obesidade e principalmente melhora o fluxo sanguíneo, que tem como principal função distribuir estes nutrientes pelo corpo.

A ingestão de líquidos durante a atividade permite um corpo hidratado, além disso, a água elimina as toxinas do corpo, drena a gordura do tecido adiposo, liberando gordura através da urina e ainda permite uma melhor absorção dos nutrientes.

Em uma hora de treino é possível perder até oitocentas calorias, porém, o maior cuidado na atividade é o alongamento dos músculos antes e depois de pular corda.

Intercalar os dias de atividade física é essencial para que o corpo tenha tempo de se restaurar, neste intervalo é necessário manter a alimentação saudável, a base de alimentos naturais como verduras, legumes e frutas.

Caso necessário, consulte um nutricionista para auxiliar neste cardápio, controlando os horários das refeições, substituindo os alimentos mais nocivos a saúde e proporcionando uma blindagem a saúde, com alimentos que atuam no fortalecimento do sistema imunológico.

ATUALIZADO: 30.11.16 (INFOGRÁFICO)

 

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