Vitamina D: Pra que serve, Principais Fontes e Beneficios

Tudo Sobre Vitamina D

Vitamina D

RISCOS DA AUSÊNCIA DE VITAMINA D

Se você evita o sol, sofre de alergias ao leite, ou adere a uma rigorosa dieta vegetariana, você pode estar em risco de deficiência de vitamina D. Conhecida como a vitamina do sol, a vitamina D é produzida pelo corpo em resposta a pele exposta à luz solar.

É também consta naturalmente em alguns alimentos – incluindo alguns peixes, óleos de fígado de peixe e gema de ovo – e em laticínios fortificados e produtos de grãos.

A vitamina D é essencial para ossos fortes, porque ajuda o corpo a usar o cálcio da dieta. Tradicionalmente, a deficiência de vitamina D tem sido associada com raquitismo , uma doença em que o tecido ósseo não mineraliza adequadamente, levando a ossos macios e deformidades esqueléticas.

Mas cada vez mais, a pesquisa revela a importância da vitamina D na proteção contra uma série de problemas de saúde.

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Vitamina D: conheça os benefícios e como obter – Assista aos vídeos abaixo:

> Sintomas e Riscos para a Saúde de Deficiência de vitamina D

Os sintomas de dor e fraqueza muscular pode significar que você tem uma deficiência de vitamina D. No entanto, para muitas pessoas, os sintomas são sutis.

Mas mesmo sem sintomas, pouca vitamina D pode representar riscos à saúde. Baixos níveis sanguíneos de vitamina têm sido associados com os seguintes perigos:

– Aumento do risco de morte por doença cardiovascular
– O prejuízo cognitivo em adultos mais velhos
– Grave de asma em crianças
– Câncer

A investigação sugere que a vitamina D pode desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento de um número de diferentes condições, incluindo diabetes do tipo 2 , hipertensão , intolerância à glicose, e esclerose múltipla .

> Causas de Deficiência de vitamina D

A deficiência de vitamina D pode ocorrer por uma série de razões:

– Você não consomem os níveis recomendados de vitamina ao longo do tempo. É provável, se você segue uma dieta vegetariana estrita, porque a maioria das fontes naturais são de origem animal, incluindo peixe e óleos de peixe, gema de ovo, queijo, leite fortificado e fígado bovino.
– Sua exposição à luz solar é limitada. Porque o corpo produz vitamina D quando a pele é exposta à luz solar, que pode estar em risco de deficiência, se você não sair de casa, viver em latitudes setentrionais, usar vestes longas ou coberturas de cabeça por motivos religiosos, ou ter uma ocupação que impede a exposição ao sol.
– Você tem a pele escura. Pigmento melanina reduz a capacidade da pele para produzir vitamina D em resposta à exposição à luz solar. Alguns estudos mostram que idosos com pele mais escura têm maior risco de deficiência de vitamina D.
– Seus rins não podem converter vitamina D em sua forma ativa. A medida que as pessoas envelhecem, seus rins são menos capazes de converter a vitamina D em sua forma ativa, aumentando assim o risco de deficiência de vitamina D.
– Seu sistema digestivo não consegue absorver adequadamente a vitamina D. Alguns problemas médicos, incluindo de fibrose cística e doença celíaca, pode afetar a capacidade do seu intestino de absorver a vitamina D a partir do alimento que você come.
– Você está obeso. Vitamina D é extraída do sangue pelas células de gordura, alterando a sua liberação para a circulação. As pessoas com um índice de massa corporal de 30 ou maior, muitas vezes têm baixos níveis sanguíneos de vitamina D.

 

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